segunda-feira, 30 de setembro de 2013

IV Festival de Alimentação Orgânica no Parque da Agua Branca - SP


Programação reúne feira, workshops, exibição de filmes, shows infantis e contação de histórias

Alimentação saudável, sustentabilidade e culinária honesta integrarão a 4ª edição do Festival de Gastronomia Orgânica, no Parque da Água Branca. O evento é aberto ao público e acontece entre 17 e 20 de outubro.

O objetivo é conscientizar o público a respeito dos benefícios da alimentação à base de comida orgânica, além de destacar a produção ecológica  e os muitos pratos do cardápio vegetariano.

Entre as atividades programadas estão workshops, mostra de filmes e uma feira na qual será possível encontrar chefs de diferentes restaurantes paulistanos ensinando a adaptar receitas e aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos. Também haverá espaço para que crianças participem de uma oficina sobre  plantio de hortaliças orgânicas.

 Leila D – Idealizadora e Diretora
Tel.: (11)3031-1715 / (11)98279-4999 e (11)98369-4478
E-mail: contato@festgastronomiaorganica.com.br

Localização: Parque da Água Branca. 
Av. Francisco Matarazzo, 455 - Perdizes – SP

AAO - Associação de Agricultura Orgânica
Fone: (11)3875-2625
E-mail: atendimento@aao.org.br


Orgânicos 

Principais Razões para Consumir Orgânicos

  • Faz bem a saúde
  • Os alimentos contêm mais nutrientes
  • As substâncias químicas ficam fora do seu prato
  • Sua comida fica mais saborosa
  • Protege as gerações futuras
  • Restaura a biodiversidade
  • Protege a qualidade da água
  • Reduz o aquecimento global e economiza energia
  • Ajuda a manter as pequenas propriedades agrícolas
  • É um exercício de cidadania

10 Bons Motivos para Consumir Orgânicos:
1. Alimentos mais nutritivos e saborosos
Os solos balanceados e fertilizados com adubos naturais produzem alimentos mais nutritivos. A comida fica mais saborosa, conservando as propriedades naturais dos alimentos, como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Um alimento orgânico não contém substâncias tóxicas nociva à saúde. Em solos equilibrados, as plantas crescem mais saudáveis e mantém suas características originais, como aroma, cor e sabor.
2. Saúde garantida
Muitos dos pesticidas utilizados no Brasil estão proibidos em vários países, devido às suas conseqüências provocadas à saúde humana, tais como:

  • Cânceres dos mais diversos tipos;
  • Alergias alimentares;
  • Asma;
  • Infertilidade;
  • Alterações hormonais principalmente quando se trata de hormônios sexuais;
  • Hiperatividade em adultos e crianças;
  • Déficit de atenção;
  • Doenças neurodegenerativas;
  • Aumento da produção de radicais livres e diminuição da produção de antioxidantes;
  • Intoxicação por metais pesados.
  • Além disso, os alimentos de origem animal estão contaminados pela ação dos perigosos coquetéis de antibióticos, hormônios e outros medicamentos, que são aplicados na pecuária convencional, querem o animal esteja doente ou não. Consumindo orgânicos protegemos nossa saúde e a saúde de nossos familiares com a garantia adicional de não estarmos consumindo alimentos geneticamente modificados.

3. Proteção às futuras gerações
As crianças são os alvos mais vulneráveis da agricultura com agrotóxicos. “Quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira, de agrotóxicos que provocam câncer”, diz um relatório recente do Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental). A agricultura orgânica, além disso mais, tem a grande tarefa de legar às futuras gerações um planeta reconstruído.

4. Amparo ao pequeno produtor
O trabalhador rural precisa ser preservado, tanto quanto a qualidade dos alimentos. Adquirindo produtos ecológicos, contribuímos para a redução da migração de famílias para as cidades e evitamos o êxodo rural. Além disso, ajudamos também a frear o envenenamento por agrotóxicos, situação que vitima cerca de 1 milhão de agricultores no mundo inteiro. Ao optar por produtos orgânicos, as pequenas propriedades poderão manter-se sem assumir dívidas pela compra de defensivos tóxicos.

5. Solos férteis
Uma das principais preocupações da agricultura orgânica é com o solo. O mundo presencia uma grande perda de solo fértil pela erosão, devido ao uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a agricultura orgânica é possível reverter essa situação.

6. Água pura
Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d´água e poluem rios e lagos. Para evitar essas ameaças, a agricultura somente utiliza água limpa e sem poluentes na irrigação, originadas de poços artesianos controlados ou de minas.

7. Preservar a biodiversidade
A perda das espécies é um dos principais problemas ambientais. A agricultura orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. Assim, a fauna permanece em equilíbrio e todos os seres permanecem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos.

8. Redução do aquecimento global e economia de energia
O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

9. Custo social e ambiental
O alimento orgânico não é, na realidade, mais caro que o alimento convencional se considerarmos que, indiretamente, estaremos reduzindo nossas despesas com médicos e medicamentos e os custos com a recuperação ambiental.

10. Cidadania e responsabilidade social
Consumindo produtos orgânicos, você exercita seu papel social, contribuindo para a conservação e preservação do meio ambiente, além de apoiar causas sociais relacionadas com a proteção do trabalhador e a eliminação da mão-de-obra infantil.
Para saber se o produto é orgânico, procure sempre pelo selo de qualidade emitido pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Biodinâmico (IBD). Para ganhar o selo, os produtores seguem os critérios estabelecidos pela agricultura orgânica, onde têm suas lavouras fiscalizadas a cada semestre. A presença do selo garante, portanto, a procedência e a qualidade dos produtos.

fonte: fastgastronomiaorganica
imprimir . - Caso não consiga imprimir, por favor, envie um e-mail nos informando: champagnenews@hotmail.com Agradecemos a colaboração.

Canal de TV - Revista Champagne News

Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Nossa Revista já está em mais de 152 países, obrigado à todos pelo carinho !

Este é um Satélite em tempo real

Chef Matheus Atalla - Seja Bem Vindo !

Recomendamos

Desculpem-me, faltam bandeiras mas, são Todos Bem Vindos !

Desculpem-me, faltam bandeiras mas, são Todos Bem Vindos !

Classe & Estilo na Gastonomia