Ingredientes
3 colheres (sopa) de purê de batata inglesa¹ ou macaxeira² (use açafrão para obter cor amarelada)
1 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem (pode ser óleo misto ou creme vegetal)
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de tempero completo (alho e sal)
Suco de 1/2 limão grande
Orégano a gosto (opcional)
Preparo
Num recipiente raso e largo misture tudo até que fique consistente. Unte uma vasilha com azeite e modele a massa nesse recipiente. Leve a refrigeração por pelo menos 2 horas antes de consumir. Usei uma vasilha de goiabada de 600 gramas para modelar.
Resultados:
1. Com purê de batatinha inglesa: Não chega a atingir uma consistência de queijo ou massa. Fica unido e sólido por pouco tempo. Esfarela e volta a forma de pó. Então, para usar no dia a dia usei água para reidratação. Para um sanduíche, por exemplo: Use 2 colheres de chá de Vegueijo em pó para 3 colheres de sopa de água. Misture bem até ficar com consistência de creme. Nesse momento pode adicionar mais sal, e/ou outros temperos. Passe o creme no pão e leve a sanduicheira. Do mesmo modo pode ser usado em pizzas, lasanhas e etc.
2. Com purê de macaxeira: Ficou com uma consistência maravilhosa enquanto “cru”... Ele quando misturado forma uma massa consistente e firme. Dá para modelar no formato que desejar, e assim vai ficar pelo tempo de consumo. Porém, não atingiu grande êxito no resultado do “estica-e-puxa”. Fica bom. E não precisa de água para consumir. Porém não o testei em pizzas. Pode ser frito em frigideira antiaderente.
Balanço:
Preferi o com batatinha inglesa. Apesar de dar mais trabalho de toda vez que for usar ter que hidratar, o resultado é mais satisfatório. E dá-lhe uma liberdade de controlar a densidade, o sal e temperos para variar. Em termos de aparência ambos se assemelham durante os primeiros momentos. Depois o de batatinha esfarela e o de macaxeira se mantém firme.
Emoção: Estica e tem liga quando derrete. Foi aprovado por 10 de 10 pessoas que consumiram!
O polvilho, também chamado de fécula de mandioca, carimã ou goma, é o amido da mandioca. O polvilho azedo é um tipo modificado por processo de fermentação e secagem solar, apresentando características bem diversas do polvilho doce.
fonte: cantinho vegetariano
Revista Champagne News
curta nossa pagina no facebook
www.facebook.com/revistachampagnenews
Nenhum comentário:
Postar um comentário