Ingredientes
2 medalhões de robalo
2 berinjelas picadas em cubos médios
1 pimentão vermelho picado em cubos médios
1 pimentão amarelo picado em cubos médios
1 cebola picada em cubos médios
azeitona preto a gosto
2 dentes de alho laminados
50ml de vinagre branco
1 colher de sopa de açúcar
1 litro de azeite (pode substituir por óleo de milho)
2 colheres de sopa de manteiga
sal
pimenta do reino
Preparando
Vamos começar pela berinjela, aqueça uma panela com o azeite, coloque a berinjela para fritar por imersão até que doure, retire e coloque em folhas de papel toalha para secar, troque o papel toalha para conseguir secar mais, reserve.
Em uma panela coloque um fio de azeite, adicione a cebola e deixe suar, quando estiver translúcida, adicione o alho e deixe dourar um pouco, adicione os pimentões, misture. Adicione a berinjela, misture deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos. Em um recipiente misture no vinagre o açúcar, adicione na panela, misture e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.
Coloque o forno para aquecer a 180º graus.
Adicione azeitonas pretas a gosto, acerte o sal coloque pimenta do reino a gosto, você tem que sentir que os pimentões estão macios, cuidado para que a berinjela não desmanche muito, reserve.
Coloque pimenta do reino nos medalhões, aqueça uma frigideira coloque uma colher de sopa de manteiga, um pequeno fio de azeite, e frite o robalo. Para o segundo medalhão coloque mais uma colher de sopa de manteiga se necessário.
Uma boa dica e que se você tiver uma frigideira funda deite a frigideira para que o medalhão mergulhe na manteiga, por 2 minutos, sempre virando para fritar as laterais do medalhão.
Levar o medalhão ao forno pré aquecido a 180º por 3 minutos é opcional eu prefiro somente frito na manteiga.
Monte o prato como na foto, finalize com um pequeno fio de azeite sobre o robalo, mas, pouco você já tem todo o azeite da caponata.
Você tem o opcional de adicionar Pinoli e levar a caponata mais próxima da original, porem, hoje o pinoli comprado em qualquer lugar, tem um preço muito elevado, mas da uma crocância muito boa.
Por Doni Nascimento
Revista Champagne News