Ingredientes:
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de maisena
½ xícara de óleo
3 ovos
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
queijo parmesão ralado
Para o recheio:
1 linguiça calabresa picada em cubinhos
1 xícara de alho-poró picado
2 dentes de alho bem picadinhos
1 lata de minho verde
azeitona preta picadinha
queijo parmesão ralado
Como fazer:
Massa - bata todos os ingredientes no liquidificador, começando com ovos, óleo e leite. Depois, acrescente a farinha de trigo, a maisena, o sal, o fermento e o queijo ralado (cerca de uma colher de sopa).
Recheio – numa panela, frite a linguiça calabresa (não precisa colocar óleo, pois a linguiça já solta gordura). Em seguida, coloque o alho e o alho-poró. Por último, acrescente a azeitona e o milho verde. Deixe esfriar.
Nas forminhas de cupcake, coloque um pouco da massa (cerca de 1/3 do total das forminhas) e depois adicione 1 colher do recheio. Cubra com mais um pouco da massa e salpique queijo parmesão ralado para finalizar. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 minutos, a 200ºC, até dourar.
Para variar:
Essa massa de torta fica boa com diferentes tipos de recheios. Experimente trocar a calabresa por frango, atum ou carne moída.
Para servir, vale uma salada verde bem incrementada.
Se quiser uma versão mais light (ou vegetariana) troque a carne por palmito e acrescente abobrinha e cenoura raladas.
Não está de regime? Depois de assar, faça buraquinhos no meio das tortinhas e recheie com catupiry.
Fica a dica:
Se não tiver forminhas de cupcake, use uma forma tradicional, untada e enfarinhada. Coloque 2/3 da massa na forma, espalhe todo o recheio, cubra com o restante da massa e polvilhe o parmesão. Asse por cerca de 35 minutos.
Não coloque o recheio na massa se ele estiver muito quente ou líquido.
Se o seu recheio ficou com um pouco de água, adicione uma colher de farinha de trigo e leve a panela ao fogo novamente. Assim que a farinha esquentar, vai absorver o líquido indesejável (esse truque vale ouro, coisa que só avós como a minha ensinam).
Para essa receita, troquei as originais 2 xícaras de farinha de trigo por 1 de trigo e 1 de maisena, para deixar a massa mais leve.
Dica da minha irmã para quem não está comendo glúten: usar 2 xícaras de maisena e não colocar farinha de trigo
by receita da clau
Revista Champagne News
Nenhum comentário:
Postar um comentário