Ingredientes:
4 Filés de Frango limpos e sem pele (com 2 cm de espessura cada)
1 copo de Panko (ou pão duro ralado, ou farinha de rosca)
3 raminhos de alecrim picado
raspas de 1 limão siciliano
sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo
3 colheres (sopa) de leite
3 a 4 colheres de azeite
½ copo de vinho branco (ou ½ copo água com ½ caldo de galinha dissolvido)
suco de 1 limão siciliano
Como fazer:
Num prato fundo, misture pão ralado, sal, alecrim, pimenta e cascas de limão. Reserve. Em outro prato, bata levemente os ovos e o leite, com uma pitada de sal. Reserve também.
Passe o filé de frango na mistura do ovo e depois na farinha temperada. Repita o processo em todos os filés de frango.
Aqueça o azeite em uma frigideira larga, na temperatura média. Coloque os filés de frango (quantos couberem na panela), e deixe fritar até dourar dos dois lados (cerca de 3 minutos cada lado).
Adicione o vinho cuidadosamente pela lateral (não coloque em cima da carne), abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por mais 6 minutos, aproximadamente.
Destampe a panela, aumente o fogo para médio-alto e deixe até que o vinho evapore por completo e a parte de baixo da casquinha comece a ficar crocante novamente. Na hora de servir, esprema o limão por cima dos filés.
Para variar:
A farinha de rosca pode ser temperada de diversas formas. Experimente trocar o alecrim por tomilho ou salsinha.
Use carne de vaca no lugar de frango.
É vegetariano? Faça a receita com rodelas grossas de berinjela ou abobrinha (antes de usar, cozinhe os legumes rapidamente, de preferência, no vapor).
Fica a dica:
Panko é farinha de rosca japonesa. A diferença entre o produto e a farinha de rosca que costumamos usar é que o Panko é mais grosso, como pão ralado. Para essa receita, você pode usar qualquer um desses ingredientes, a diferença vai ficar somente na textura.
Uma dica que recebi de uma amiga da amiga da amiga, é colocar gergelim em volta na hora de empanar. Deve ficar bem crocante!
Sirva o frango com macarronada, arroz, purê ou risoto, acompanhado de salada.
O ideal é preparar o frango na hora de servir. Mas, se quiser fazer com alguma antecedência, coloque os filés prontos numa grelha (pode ser daquelas que você tem no forninho elétrico) e aqueça no forno na hora de servir. Dessa forma, a casquinha permanecerá crocante.
Não quer usar leite? Adicione uma colher de água aos ovos batidos.
O vinho vai fazer com que um dos lados fique menos crocante do que o outro. Mas, além de aumentar o sabor, a bebida vai ajudar o frango a cozinhar por completo (já tentei fazer sem ele e o resultado foi casquinha queimada e frango cru).
Se na sua panela/frigideira não couberem todos os filés de frango de uma só vez, vá fritando aos poucos e coloque os filés que estiverem prontos numa grelha. Na hora de colocar a nova remessa, deixe a panela esfriar um pouco e limpe com um guardanapo de papel. Adicione o azeite de oliva, aqueça, e comece novamente.
by receita da clau
Revista Champagne News
Nenhum comentário:
Postar um comentário