terça-feira, 21 de agosto de 2012

História da Cerveja - De onde surgiu a cerveja



De onde surgiu a cerveja? As discussões são infindáveis. Aqui você vai conhecer mais da história desta bebida tão antiga quanto mágica. Muitos dizem que sua origem está entrelaçada com a origem da civilização, já que a bebida era consumida antes mesmo de surgirem as primeiras aldeias.

Pelo cultivo de cereais, dentre outros fatores, a humanidade trocou a caça e a coleta, atividades nômades, pela agricultura e vida sedentária, baseada em pequenos assentamentos.

A cerveja é a bebida alcoólica mais antiga do mundo. Na China, na cidade de Jiahum, foram encontrados vasos de barro datados de 7.000 a.C. que continham restos de uma cerveja feita de arroz, mel, espinheiro e uvas (a fruta provavelmente foi usada para a fermentação).

Na Mesopotâmia (hoje, Iraque e Irã) foi encontrada uma receita de cerveja de 6.000 a.C. escrita numa mesa de argila. Lá eram fabricados cerca de 20 tipos diferentes de cerveja. O principal deles recebeu o nome de Sikaru e era utilizado para honrar os deuses e alimentar os doentes. Todo esse conhecimento se difundiu entre outros povos e sua importância era tão grande que os grãos eram cobrados como impostos, e a bebida usada como forma de pagamento, onde os funcionários mais importantes recebiam um número maior de cervejas como gratificação.

De lá os babilônios importaram a cerveja para o antigo Egito, onde o faraó Ramsés III a bebia em canecas de ouro de 3,5 litros. Foram os egípcios que criaram o hoje conhecido "happy hour", quando distribuíram cerveja aos homens que ergueram pirâmides para relaxar após um dia cansativo de trabalho.

No início da Nova Era, a cidade de Alexandria se tornou o centro da cultura cervejeira. Comerciantes e guerreiros levaram a bebida para o continente. Quando os Romanos invadiram a Galileia já havia cerveja sendo produzida lá. Essa cerveja era feita para um povo chamado Belgae (hoje a Bélgica), onde a cervoise era produzida pelas mulheres.

Com a queda do Império Romano, a Igreja tomou posse das cervejarias, nascendo então a Abadia Ale. Durante séculos, os mosteiros foram destruídos e reconstruídos, mas a receita da bebida foi mantida e produzida por pequenas cervejarias.

E foi somente na Alemanha, considerada hoje um dos berços da bebida mais famosa do mundo, que ela se desenvolveu mais amplamente. O documento mais antigo sobre a fabricação de cerveja em solo alemão data de 800 a.C. e traz a palavra latina bibere, que significa beber. Daí, ela tornou-se bier, cerveja em alemão.

Com o aperfeiçoamento e registro das técnicas de produção, os produtores adquiriram conhecimento e entenderam o papel determinante da água para a qualidade da cerveja. Assim, a partir do século XII, pequenas fábricas surgiram aos poucos em cidades européias conhecidas pela qualidade das fontes de água.

Até o final de século XIX, a Bélgica tinha mais de 3.200 cervejarias produzindo inúmeros tipos de cerveja. Com o início da guerra no século XX, houve uma redução no número de cervejarias e, até 1980, a Bélgica passou de 3.223 para apenas 130 fábricas.

O cenário atual traz a Alemanha como o país que mais possui cervejarias, desde grandes fábricas a pequenos produtores, o que faz dos alemães os maiores consumidores da bebida no mundo. Por outro lado, é a Bélgica - com 170 cervejarias - o país que apresenta a maior variação de tipos no mundo, com mais de 1.000 marcas de cerveja diferentes.

Pronto. Começa uma história que temos prazer em conhecer cada vez mais.
O conhecimento se aprimora, a bebida se transforma.

Com o passar do tempo, pessoas de todo o mundo passaram a inovar e experimentar novas formas de produzir e degustar cerveja. Ingredientes foram adicionados ou substituídos por outros, de acordo com a região onde era fabricada.

Mas foi na Gália (atual França) que a cerveja ganhou seu nome em latim - dando origem ao que hoje chamamos, com todo o orgulho, de CERVEJA. Em homenagem à Ceres, a deusa da agricultura e da fertilidade na mitologia latina, os gauleses apelidaram o líquido de cerevisia ou cervisia, dando origem a cerveza (em espanhol) e cerveja (em português).

by Sociedade da Cerveja


Revista Champagne News

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem interessante,.

imprimir . - Caso não consiga imprimir, por favor, envie um e-mail nos informando: champagnenews@hotmail.com Agradecemos a colaboração.

Canal de TV - Revista Champagne News

Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Publicações Anteriores

Nossa Revista já está em mais de 152 países, obrigado à todos pelo carinho !

Este é um Satélite em tempo real

Chef Matheus Atalla - Seja Bem Vindo !

Recomendamos

Desculpem-me, faltam bandeiras mas, são Todos Bem Vindos !

Desculpem-me, faltam bandeiras mas, são Todos Bem Vindos !

Classe & Estilo na Gastonomia