Cinco Chaves para Segurança do Alimento
Mantenha a limpeza
Lave as mãos regularmente quando estiver preparando os alimentos, principalmente depois de ir ao banheiro, de manipular alimentos crus ou materiais sujos, depois de tossir, espirrar, assoar o nariz, após início ou interrupção do serviço.
Lave e desinfete todas as superfícies e equipamentos usados na preparação de alimentos.
Proteja os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados).
Por quê?
Os microrganismos perigosos que causam doenças transmitidas por alimentos podem ser encontradas na terra, na água, nos animais e nas pessoas. Eles são transportados de uma parte a outras pelas mãos, utensílios, roupas, panos, esponjas e quaisquer outros elementos que não tenham sido lavados de maneira adequada, e um leve contato pode contaminar os alimentos.
Separe alimentos crus e cozidos
Separe sempre alimentos crus dos cozidos e prontos para o consumo. Utilize equipamentos e utensílios diferentes, como facas ou tábua de cortar, para manipular carnes, frango, pescados e outros alimentos crus e cozidos.
Por quê?
Conserve os alimentos em recipientes separados para evitar o contato entre crus e cozidos. Os alimentos crus, especialmente carne, frango e pescado, podem estar contaminados com microrganismos perigosos que podem transferir-se a outros alimentos, como comidas cozidas ou prontas para o consumo durante o preparo dos alimentos ou durante a sua conservação.
Cozinhe completamente os alimentos
Cozinhe completamente os alimentos, especialmente carne, frango, ovos e pescados. Ferva os alimentos como sopas e refogados para assegurar que alcançaram 74° C. Para carnes vermelhas e frangos, cuide que os sucos sejam claros e não rosados. Recomenda-se o uso de termômetros.
Reaqueça completamente a comida cozida.
Por quê?
A correta cocção mata quase todos os microrganismos perigosos. Estudos mostram que cozinhar os alimentos, de forma que todas as partes alcancem 74° C, garante a segurança destes para o consumo. Existem alimentos como pedaços grandes de carne, frangos inteiros ou carne moída que requerem um especial controle da cocção.
O reaquecimento adequado elimina os microrganismos que possam ter se desenvolvido durante a conservação dos alimentos.
Mantenha os alimentos a temperatura seguras
Não deixe alimentos cozidos a temperatura ambiente por mais de 2 horas.
Refrigere o mais rápido possível os alimentos cozidos e os perecíveis (abaixo de 5o C). Mantenha a comida quente (acima de 65°C).
Não guarde comida por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. Os alimentos prontos para consumo para crianças não devem ser guardados.
Não descongele os alimentos a temperatura ambiente.
Por quê?
Alguns microrganismos podem se multiplicar muito rapidamente se o alimento é conservado a temperatura ambiente, pois eles necessitam de alimento, umidade, temperatura e tempo para se reproduzir. Abaixo de 5o C ou acima de 65°C se reproduzem lentamente ou se detém.
Alguns microrganismos patogênicos podem crescer ainda em temperaturas abaixo de 5o C.
Use água e matérias-primas seguras.
Consuma água tratada. Selecione alimentos sãos e frescos. Para sua segurança, escolha alimentos já processados e inócuos, como leite pasteurizado.
Não ofereça para consumo preparações com ovos crus (maionese, mousse, cremes). Lavar as frutas e as hortaliças, especialmente quando forem consumidas cruas. Não utilize alimentos depois da data de vencimento.
Por quê?
As matérias-primas, incluindo a água, podem conter microrganismos e agentes químicos prejudiciais à saúde. Ovos podem estar contaminados com Salmonela, que causa doença severa. É necessário ter cuidado na seleção de produtos crus e tomar medidas preventivas que reduzem o risco, como a lavagem e o destaque
by Fleischmann
Revista Champagne News
Nenhum comentário:
Postar um comentário