Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de gordura vegetal gelada e picada
3 colheres de sopa de margarina gelada
Recheio:
5 maçãs verdes descascadas, sem sementes e fatiadas (para manter a cor, a fruta deve ser passada no suco de um limão)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
Modo de preparo:
Massa:
Misture bem todos os ingredientes até virar uma farofa. Depois, acrescente de cinco a seis colheres de sopa de água gelada. Misture com a ponta dos dedos delicadamente, sem sovar a massa. Ao incorporar toda a farinha, divida em duas. Embale a massa em plástico filme e leve à geladeira por uma hora.
Recheio:
Misture os ingredientes secos e acrescente as maçãs fatiadas, leve ao fogo até ferver e reserve. Aguarde o recheio esfriar para montar a torta.
Montagem:
Retire uma das partes da massa da geladeira e abra com um rolo, até que a massa cubra o fundo da forma e suba pelas laterais (de preferência numa forma redonda de 30 cm de diâmetro).
Como a massa gruda bastante, a sugestão é abri-la entre dois plásticos enfarinhados. Depois, retire o plástico de cima e vire sobre a forma com ajuda do plástico de baixo. Fure todo o fundo com um garfo e asse a massa por alguns minutos até dorar. Retire do forno e espere esfriar.
Depois da massa fria, acrescente o recheio dentro da forma. Abra a segunda massa no diâmetro da borda da sua forma, da mesma maneira que a anterior. Coloque-a em cima do recheio unindo-as e pressionando-as com os dedos de forma uniforme, moldando uma borda sem rebarbas. Faça furos sobre a torta com um garfo, eles servirão de escape para os gases que se formam durante o cozimento.
Asse em forno médio por 30 minutos ou até dourar bem.
Dica: Corte com cuidado, pois se trata de uma torta macia e delicada. Para que fique ainda mais saborosa, sirva ainda quente com sorvete de creme.
Gastronomia & Negócios
Revista Champagne News
Nenhum comentário:
Postar um comentário